ABV 1

ABV: Saiba O Que É

Para uma bebida ser considerada sem álcool é necessário verificar o ABV (Alcohol By Volume), também conhecido por graduação alcoólica, que identifica o nível de álcool no líquido. Segundo o Artigo 12 da legislação brasileira, são consideradas bebidas não alcoólicas as bebidas com graduação alcoólica até meio por cento em volume, a vinte graus Celsius, de álcool etílico potável classificadas em: bebida não fermentada não-alcoólica ou bebida fermentada não-alcoólica. 

Com o a criação do novo PIQ (padrão de identidade e qualidade) da cerveja (Instrução Normativa do MAPA nº 65/2019), foi criada uma definição legal para cerveja de baixo teor alcoólico, Low-Alcohol Beer (também conhecido como LAB), que devem possuir teor alcoólico entre 0,5 e 2%.

A quantidade de até 0,5% é classificada sem álcool pois é um percentual muito baixo e não produz efeitos sobre o consumidor. É possível encontrar tanto as versões claras quanto as escuras da cerveja produzida sem álcool.

É durante o processo da fervura de uma cerveja que se pode retirar o álcool da bebida. O líquido é posto à prova em alta temperatura para que o álcool evapore. Mas se a cerveja é destilada a vácuo, a retirada do teor alcoólico é diferente, já que a pressão aumenta e a eliminação é feita com temperaturas menores do que na fervura. 

Outro processo interessante é a fermentação interrompida, que antes mesmo do álcool ser produzido a fermentação é paralisada. E por último existe a osmose reversa, em que a bebida passa por um equipamento para ser filtrada, separando todos os ingredientes do álcool e da água e destilando o líquido para remover o álcool.

A cerveja sem álcool traz benefícios como poder beber e dirigir, pois mesmo que tenha 0,5% de álcool ele não é perceptível ao bafômetro. Mulheres grávidas ou que amamentam também têm a vantagem de beberem sem prejudicar seus bebês. A bebida sem álcool não causa distúrbios neurológicos e sociais, portanto, não gera violência ou qualquer outro tipo de transtorno. Além é claro, as cervejas sem álcool são indicadas para pessoas com restrições alimentares, alérgicas, intolerantes e até mesmo com diabetes.

Artigos indicados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.