sono 1

Álcool X Sono

Você sabe qual é a relação entre álcool e sono? Nesse texto, você
compreenderá como o consumo de álcool pode impactar no sono de qualidade.

Como funciona o nosso sono?

O intervalo de tempo entre deitar com intenção de dormir e o sono real é denominado latência do início do sono. A partir disso, instaura-se o sono, dividido em duas fases: o sono não-REM e o sono REM. O sono não-REM é dividido em quatro estágios, sendo os dois primeiros marcados pelo sono considerado leve, em que ocorre a transição entre estar acordado e estar dormindo. A partir do terceiro estágio é que se inicia o sono profundo e no quarto estágio ele se consolida. É no sono REM que ocorre uma intensa atividade cerebral. Nessa fase, ocorrem os sonhos, a fixação da memória e o descanso profundo. A ingestão de bebidas alcoólicas prejudica a qualidade do sono pois impede o seu avanço para as fases profundas e reparadoras.

Como o álcool influencia o sono?

Ao contrário do que muito se acredita, o álcool não ajuda no sono. Ele é um depressor do sistema nervoso central e por isso possui a capacidade de induzir o sono. Embora seja inicialmente sedativo, esse efeito desaparece após algumas horas, resultando em um sono fragmentado e perturbado na segunda metade da noite, ou seja, de má qualidade. Através das transformações metabólicas ocorridas no nosso corpo, o álcool atrapalha o funcionamento do sono, desregula seu ritmo, reduz a latência para o sono persistente, e inibe o sono REM, aquele estágio essencial para o aprendizado e restauração de energias. Em resumo, o álcool altera a estrutura e a duração do sono.

Álcool x Sono: Aspectos negativos

A relação entre o álcool e o sono pode gerar uma série de disfunções no organismo. Doses alcoólicas podem resultar no relaxamento da musculatura, gerando ronco e apneia, no efeito diurético, interrompendo o sono pelo aumento da produção de urina, na insônia intermediária e na insônia propriamente dita. Altas doses de álcool e a sua dependência estão associadas não apenas a essas alterações mas também com os distúrbios relacionados ao sono. Alguns exemplos são as anormalidades circadianas, a curta duração do sono, a apneia obstrutiva do sono, o distúrbio de movimento relacionado ao sono e o distúrbio do sono de fase retardada. A dependência do álcool é categorizada em diferentes estágios e a insônia está associada a todos eles.

Produtos do Empório sem Álcool

Aqui no Empório, todos os produtos são sem álcool, de acordo com a legislação. Assim, consumindo nossas bebidas, você pode socializar, consumir consciente e ainda garantir a qualidade do seu sono. Para mais informações entre em contato conosco.

Essa publicação foi feita em parceria com a Empresa Júnior de Nutrição da USP

Ficou com alguma dúvida sobre a composição dos nossos produtos? Entre em contato por aqui  

Referências

1. EBRAHIM, Irshaad O. et al. Alcohol and sleep I: effects on normal sleep. Alcoholism: Clinical and Experimental Research, v. 37, n. 4, p. 539-549, 2013. . Acesso em: 5 de julho de 2021.

2. CHAKRAVORTY, Subhajit; CHAUDHARY, Ninad S.; BROWER, Kirk J. Alcohol dependence and its relationship with insomnia and other sleep disorders. Alcoholism: Clinical and Experimental Research, v. 40, n. 11, p. 2271-2282, 2016. . Acesso em: 5 de julho de 2021.

3. COLRAIN, Ian M.; NICHOLAS, Christian L.; BAKER, Fiona C. Alcohol and the sleeping brain. Handbook of clinical neurology, v. 125, p. 415-431, 2014. . Acesso em: 5 de julho de 2021.

Artigos indicados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.