cerveja sem álcool 1

Cerveja Sem Álcool: Conheça Os Principais Benefícios Para Sua Saúde

Você sabia que a cerveja sem álcool tem inúmeros benefícios para sua saúde? Confira quais são neste post!

Bastante consumida em países europeus, a cerveja sem álcool passa a ganhar espaço nas mesas dos brasileiros, principalmente entre os consumidores que não consomem bebidas alcoólicas por restrições de saúde como alergias, intolerâncias e diabetes, hábitos saudáveis, gestantes e mamães que estão amamentando, por exemplo.

Essa preferência por bebidas alternativas, como cervejas sem álcool, ficou ainda mais evidente a partir de uma pesquisa sobre o consumo de bebidas alcoólicas no Brasil , entre 2010 e 2017 , divulgada recentemente pelo CISA (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool).

O estudo traz dados do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde (OMS) e revela uma redução de 11% no consumo de álcool no Brasil. Mostra que o consumo per capita de álcool entre 2010 e 2016 teve queda de 11% no país, caindo de 8,8 para 7,8 litros ao ano.

Os pesquisadores constataram que nesse período alguns problemas de saúde relacionados às bebidas alcoólicas, como transtornos psiquiátricos, tiveram uma leve diminuição, passando de  5,6% para 4,2%. A pesquisa da CISA também aponta que novas legislações como a Lei Seca contribuem para a redução de consumo de bebidas com álcool.

Esse cenário mostra que as cervejas produzidas sem álcool são alternativas que, além de estarem em sintonia com essa tendência de consumo, também são benéficas para a saúde.

Outros estudos de mercado mostram que o segmento cresceu 5% nos últimos anos no Brasil, contra 3% da bebida convencional. Como falamos, em países da Europa como a Espanha a estimativa é de que 15% das cervejas comercializadas sejam livres de álcool.

Quer entender como a cerveja sem álcool é produzida, os benefícios que proporciona, e as principais diferenças para a cerveja com álcool?

Então continue a leitura, pois é sobre isso que vamos falar neste artigo!

Como a cerveja sem álcool é feita

Os processos voltados para a criação de uma cerveja sem álcool têm algumas diferenças para a elaboração de uma bebida alcóolica. Nos próximos tópicos, explicamos melhor alguns deles.

Fervura

Esse é um dos mais comuns e também menos complexo. Nele, é feito o fluxo normal de produção e, depois que a bebida está pronta, ela é colocada em altas temperaturas. Dessa forma o álcool evapora e chega no limite mínimo estabelecido para uma cerveja sem álcool.

Destilação a vácuo

Também é feito o processo normal de produção da cerveja. Porém, a retirada do álcool é diferente, já que, nesse caso, ele passa pelo vácuo. Nesse ambiente, a pressão aumenta e a eliminação é feita com temperaturas menores do que na fervura.

Fermentação interrompida

Aqui, a cerveja passa pelo processo normal até certo ponto. Na fase de fermentação, usa-se uma temperatura mais baixa e ela é encerrada logo após o início (por isso tem esse nome). Dessa forma, impede-se o surgimento do álcool.

Osmose reversa

Nesse processo, um pouco mais complexo, a bebida passa por um equipamento para ser filtrada. Nele, é possível separar todos os ingredientes do álcool e da água. Feito isso, destila-se esse líquido para remover o álcool e o restante é incluído aos demais (os componentes que ficaram retidos no filtro).

Quais as principais diferenças para cerveja com álcool

As diferenças entre a cerveja sem álcool e a alcóolica vão muito além do processo produtivo. Entenda melhor.

Teor alcoólico: cerveja zero álcool?

Apesar de o senso comum acreditar que só vale se for cerveja zero álcool, isso é um equívoco. Cervejas que têm um índice abaixo de 0,5% já podem ser consideradas sem álcool — respaldadas pelo Decreto 6.871/2009.

Cerveja livre de álcool passa no teste do bafômetro?

Sim, a constatação é do Inmetro que realizou uma pesquisa em Julho de 2015. A conclusão é de que a ingestão moderada de cervejas com teor alcoólico de até 0,5% não provoca impacto no teste do bafômetro.

O Inmetro realizou o estudo com homens e mulheres que beberem 700 ml de cerveja sem álcool entre 0,0% e 0,4% de teor alcoólico.  Todos passaram no bafômetro duas vezes.

Calorias

Essa é uma notícia boa para quem quer mais um motivo para consumir a cerveja que não contém álcool: a quantidade de calorias é menor do que nas versões alcoólicas. Isso se deve ao fato de que a fermentação interrompida gera menos carboidrato e açúcares na versão final.

Sabor

No geral, a produção da cerveja sem álcool gera alteração no aroma e no sabor da bebida — algumas mais discretas (como na destilação a vácuo), outras mais acentuadas (no caso da fervura).

Tudo se dá devido aos processos pelos quais os compostos passam, visto que eles também podem sofrer mudanças com a temperatura e a filtragem. Exceto no caso da osmose reversa, que não apresenta alterações perceptíveis, uma vez que, nela, os ingredientes não ficam expostos a temperaturas elevadas.

Benefícios da cerveja sem álcool

Os benefícios vão além de não ter que sofrer com a alteração nos sentidos e nem com a famigerada ressaca no dia seguinte.

As vitaminas estão presentes em maior concentração. Principalmente as do complexo B, responsáveis pela disposição, energia e o funcionamento do corpo, de forma geral. Inclusive, o ácido fólico (vitamina B9) também é muito importante para as gestantes.

Para quem aprecia o gosto que a cerveja tem, mas não pode ou não quer consumir o álcool, essa opção também promove a mesma sensação de prazer e bem-estar de quando se ingere a bebida tradicional.

Pode beber cerveja amamentando?

A recomendação médica é de que mamães que estejam amamentando, e também as gestantes, evitem consumir bebidas alcoólicas, já que podem trazer sérios danos para o desenvolvimento do bebê, principalmente quando é ingerido em grandes quantidades.

A constatação dos especialistas é de que grande parte do líquido ingerido passa para o bebê por meio do cordão umbilical, o que pode afetar negativamente o seu desenvolvimento. Por isso, os médicos também recomendam que a mamães evitem bebidas alcoólicas durante todo o período de aleitamento materno.

Tipos de cerveja sem álcool

É possível encontrar tanto as versões claras quanto as escuras da cerveja produzida sem álcool. Isso significa que elas agradam a todos os paladares, as preferências e até mesmo receitas culinárias que são feitas utilizando essas bebidas.

Principais marcas de cerveja sem álcool

Apesar de muita gente imaginar que as opções de cerveja não alcoólica são limitadas no mercado, esse é um grande engano. Entre as principais marcas que são comercializadas, podemos citar:

Como comprar cerveja sem álcool?

Um dos principais aspectos que você deve observar é o rótulo. Certifique-se de que o teor alcóolico seja inferior a 0,5%. Mesmo quando a embalagem informa que a cerveja é sem álcool, o que vale é realmente essa concentração.

A cerveja sem álcool é sempre uma boa opção para quem quer fazer o uso da bebida, mas sem os malefícios que o álcool pode causar. Além disso, também é indicada para pessoas que têm restrições alimentares, principalmente pelas diferenças em comparação à cerveja alcoólica.

O que achou do artigo? Aproveite para compartilhar os conteúdos em suas redes sociais e deixar que mais apreciadores conheçam os benefícios da cerveja sem álcool!

Artigos indicados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.