Copo De Cerveja 1

Copo De Cerveja: Como Escolher A Taça Ideal

Como escolher o copo ideal? Confira.

Quando você escolhe sua cerveja favorita provavelmente o que vem a mente é o aroma, sabor e o frescor que ela irá te proporcionar. Bom, então, para que sua degustação seja 100% contemplada, o recipiente selecionado para servi-la deve receber tamanha importância.

O que queremos dizer é que há um copo de cerveja ideal para a bebida preferida. Ele será responsável por permitir que você aprecie todas as particularidades que ela tem a oferecer.

É para te ajudar a conhecer os tipos de copo recomendado para cada bebida que preparamos este conteúdo. Você vai distinguir cada estilo e identificar para qual cerveja é mais recomendado. Além, é claro, de lhe apresentar umas opções vamos dizer que coringas para se ter em casa.

Puxa uma cadeira e vamos degustar esse artigo!

Por que existem diferentes tipos de copo de cerveja?

Começaremos entendendo o motivo pelo qual existe a distinção dos copos para as cervejas. Há quatro principais razões, mas todas elas têm como foco proporcionar a melhor experiência ao beber.

A primeira causa é a formação de espuma. Como sabemos a espuma garante o aroma e o sabor. Além de ter a importante função de formar um escudo de proteção ao calor, ou seja, retêm a temperatura ideal para sua bebida. Então, cada cerveja demanda de uma formação de espuma e o copo tem a função de garantir que ela seja preservada.

O segundo motivo para a escolha de determinada caneca de cerveja é exatamente a garantia da temperatura da bebida. Assim como a espuma tem seu papel, o contato da mão com o copo interfere neste quesito. Desta forma, os copos são desenvolvidos pensando neste ponto.

A terceira razão é a apreciação do aroma. Há cervejas que se destacam exatamente por essa especificidade. Portanto, nada mais justo que a taça em que ela seja servida garanta a quem está bebendo o máximo de percepção.

A última e não menos importante razão para que a degustação da cerveja seja feita em um copo especifico é o fator visual. Sim, observar como o liquido age no copo e reage ao ser transferido da garrafa fazem parte de uma apreciação por completo.

É interessante como a bebida ganhou a importância que ela merece. Vamos entender mais sobre como essa história começou.

Evolução da maneira de beber

Para compreender o porquê foram desenvolvidos diferentes tipos de taças de cerveja, temos que voltar alguns anos. Os primeiros registros que remetem ao consumo da cerveja datam dos anos 2100 a.C. entre o povo sumério, na Mesopotâmia.

Mas neste período, e por anos depois, a cerveja foi degustada em recipientes como o couro, barro, seguindo para porcelana, madeira, metal até chegar ao vidro, por volta do ano 1800. Este último foi então incorporado pelos cervejeiros por garantir as propriedades da bebida.

Agora, assim como existem muitos tipos de cerveja, há também inúmeros modelos de copo de cerveja para tomar que se adequam a elas.

Principais tipos de copo de cerveja

Para tentar facilitar a compreensão vamos lhe apresentar algumas características gerais e na sequência listar copo de cerveja personalizado.

Em linhas gerais, a recomendação é para que quanto mais leve a cerveja, mais estreito é o copo. Por outro lado, quanto mais encorpada o recipiente deve ser mais largo.

copo de cerveja
Copo de Cerveja

Vamos aos principais tipos. Optamos por apresentá-los em ordem alfabética para não diminuir a importância de nenhum deles:

Cálice ou Goblet é ideal para apreciar cervejas mais aromáticas, como as belgas. Sua principal característica é a boca larga e fundo raso, para a retenção da espuma e melhor percepção dos aromas;
Flauta é uma taça recomendada para cervejas submetidas ao processo de champenoise, o mesmo pelo qual são preparados os espumantes. O formato dela garante a carbonatação por mais tempo. É muito indicada para estilos como Lambic e Geuze, por exemplo;
Lager, muito popular no Brasil, este tipo de copo é usado comumente para servir cerveja Pilsen. Suas características são a base espessa e mais estreita do que sua boca. O formato ajuda na formação da espuma, mantem o equilíbrio e a transparência;
Mug ou Stein é muito semelhante ao caneco de chope e a caneca paulaner. Ideal para manter a temperatura da bebida e para servir os estilos Helles, Marzen, Pilsen, Vienna Lager e Bitter;
Pint o modelo é muito tradicional nos pubs europeus, isso porque no Reino Unido, é considerado como uma unidade de medida. Ele tem capacidade para 568 ml (na versão dos Estados Unidos cabem 473 ml). É recomendado para Bitter, IPA e Session IPA, Porter e Stout;
Snifter é indicado para cervejas mais complexas. Seu formado de bojo largo e a boca estreita retêm a espuma e transfere o calor das mãos para a cerveja. É recomendado para estilos como Barley Wine e Imperial Stout.
Tumbler tem um formato que permite a baixa formação de espuma. São de base plana e boca com diâmetro igual ou maior que a base. Tem capacidade para 400 ml a 500 ml de bebida e é principalmente recomendado para o estilo Witbier;
Weizen é específica para cervejas de trigo, já que destaca o colarinho, possui boca grande e corpo mais estreito. Ele permite receber 500 ml de bebida. Este copo é indicado para os estilos Weizenbier, Weinzenbock, Dunkel Weizen.

Como antecipamos, também destacaremos aqui algumas opções mais versáteis de copos de cerveja para se ter em casa, já que possibilitam a apreciação de mais de um tipo de cerveja. São eles:

Caldereta com uma estrutura que pode receber pouco mais de 300 ml é uma boa opção para Lagers e IPAs;
Pokal o formato de boca estreita e fundo arredondado é recomendado para cervejas carbonatadas, claras ou escuras já que garante a preservação de espuma;
Tulipa o corpo deste copo tem uma pequena curva para fora. Ele possibilita apreciar os aromas e facilita a formação da espuma.

Agora que você já tem todas as informações necessárias para degustar sua cerveja favorita, encontre aqui o copo de cerveja ideal para apreciar todo o potencial e experiências que ela irá lhe proporcionar.            

Artigos indicados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.