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Dicas práticas para alimentação saudável? Veja como começar

Adotar uma alimentação saudável é fundamental para quem busca melhor qualidade de vida, garantir que os exames médicos estejam em dia, além de influenciar diretamente outros ganhos para saúde:  melhor disposição no dia a dia, fortalecimento do sistema imunológico, por exemplo.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre como você pode comer melhor, além de oferecermos dicas de alimentação saudável, incluindo para gestantes e quem quer emagrecer.

Tudo para você não ter desculpa e começar a praticar algumas mudanças de hábitos alimentares. Combinado?

O que é comer saudável?

Comer de forma saudável é sinônimo de consciência sobre o que se levar ao prato, preferir alimentos mais naturais e evitar os industrializados.

Sendo assim, o foco fica voltado para refeições mais balanceadas:

Proteínas (carnes, feijão, lentilha);
Carboidratos (de preferência os complexos, como mandioca e batata-doce);
Frutas, verduras e legumes variados;
Gorduras boas (como azeite e castanhas).

É importante evitar exageros na hora das refeições, assim como deve-se evitar radicalismos para restringir demais.

Como manter uma alimentação saudável no dia a dia?

Para ter uma alimentação adequada para as suas necessidades, o ideal é que você busque auxílio de um profissional (nutricionista ou nutróloga). Só ele saberá indicar uma dieta adequada e até mesmo se é necessário fazer algum tipo de suplementação, caso você tenha alguma deficiência de vitaminas ou minerais.

Mas não precisa esperar essa conversa para começar, certo?

De modo geral, é importante que você varie bem nos alimentos consumidos ao longo do dia e que eles sejam fracionados para que se faça mais refeições (cerca de 5 por dia).

Aquela dica que a gente sempre vê por aí de criar um prato colorido, e muito nutritivo, é muito válida para quem está investindo na mudança dos hábitos alimentares, mas ainda não sabe muito bem por onde começar.

Também não podemos deixar de citar a importância de mastigar bem os alimentos, visto que isso auxilia bastante na digestão.

Sabia que isso pode influenciar até na sensação de saciedade que temos ao comer os alimentos?

Por isso é importante comer com calma, sem fazer outras atividades ao mesmo tempo, dedicando atenção ao processo.

A dica de ingerir bastante água não poderia ficar de fora. Você pode seguir a recomendação de tomar cerca de 2 litros por dia, o que pode ser um pouco mais, se você mora em lugares muito quentes. Não deixe de se hidratar!

Dicas de alimentação saudável para emagrecer

Essas dicas de alimentação aqui são valiosas e também uma das mais procuradas. Quantas pessoas você conhece que estão insatisfeitas por estarem com alguns quilos a mais? Bastante, não é?

Mas essa preocupação é válida já que além da parte estética tem a questão do sobrepeso que pode estar associado a algumas condições de saúde (como colesterol alto, hipertensão e diabetes).

Antes de tudo, quem quer emagrecer precisa estar ciente que o consumo de calorias deve ser menor que o gasto diário. Por isso, escolha bem os alimentos na hora de fazer suas refeições. Aqui vão algumas recomendações:

Evite alimentos industrializados, embutidos e com açúcar;
Dê preferência aos integrais e naturais;
Priorize aquilo que você mais gosta e que seja saudável (assim, a reeducação alimentar se torna mais prazerosa e não é encarada como sacrifício);
Pratique alguma atividade física. Além de ajudar a emagrecer, ela também contribui bastante para a sua saúde.

Dicas de alimentação saudável para gestantes

Já no caso das gestantes, a situação é um pouco mais delicada, principalmente pelo fato de que existem alimentos comuns que devem ser evitados (como é o caso de bebidas com cafeína e bebidas alcoólica). 

Por isso, é fundamental consultar o médico sobre o que é necessário e o que não faz bem, além de obter a recomendação sobre a necessidade de suplementação (com ácido fólico, ômega 3, ferro, entre outros).

De maneira geral, as dicas incluem:

Consuma proteínas (carnes, leguminosas, oleaginosas);
Dê mais atenção para os laticínios;
Prefira alimentos integrais;
Coma verduras, legumes e folhas.

Neste artigo você terá mais detalhes e dicas de alimentação balanceada para gestantes.

Cardápio para uma boa alimentação saudável

Agora que você já tem dicas de alimentação saudável, vamos sugerir algumas opções que podem ser colocadas em prática.

No café da manhã, você pode apostar nas frutas, pães integrais, cereais, ovos mexidos e oleaginosas. Para beber, vá de água, sucos naturais, leite, café;
No lanche da manhã, a ideia é comer algo rápido e leve, só para esperar a hora do almoço (principalmente se você toma seu café muito cedo). Aposte em castanhas, água de coco, sucos naturais, algum alimento integral, entre outros;
Já no almoço, tente fazer uma combinação que envolva algum carboidrato (arroz), proteínas (feijão e carne), verduras e legumes. O ideal é evitar beber durante essa refeição. Porém, se você ainda não conseguiu eliminar esse hábito, opte pela água ou sucos naturais;
O lanche da tarde pode ser mais leve, se você ainda sentir a saciedade do almoço, ou mais reforçado, caso ainda tenha muitas coisas a fazer pela frente. Você pode beber chás, café, iogurtes ou comer cereais, frutas secas, castanhas e outros alimentos naturais;
É recomendável que o seu jantar seja mais leve. Você pode comer proteínas, carboidratos, gorduras boas, frutas e legumes. Para beber, escolha sucos naturais ou chás (que não tenham cafeína, para não atrapalhar o sono).

Qual a importância de uma boa alimentação para a saúde?

Quando você se dedica a ter uma alimentação mais saudável, aumenta as garantias de que o seu organismo receberá todos os nutrientes que precisa para funcionar bem. Isso inclui vitaminas e minerais. 

Com o suprimento adequado de tudo o que seu corpo precisa, você mantém as funções dele reguladas e ainda evita condições que podem gerar ou agravar problemas de saúde. Além disso, ainda fortalece o seu sistema imunológico.

O que achou das nossas dicas de alimentação saudável?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, fica mais fácil começar a fazer algumas mudanças gradualmente e dar o primeiro passo para a reeducação alimentar e o cultivo de hábitos mais saudáveis.

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