IBU 1

IBU: Conheça O Significado

Já reparou essa sigla nas embalagens de cerveja?

IBU significa International Bitter Unit, que em português significa algo como Unidade de Amargor Internacional e ela representa uma escala de 0 a 100, que mede o amargor conferido pelos lúpulos à cerveja. Esse cálculo é feito através da medição dos alfa-ácidos presentes na planta que são liberados durante o processo de produção da cerveja. 

Sendo assim, quanto mais IBUs, mais amarga é a cerveja, certo? Errado!

Dentro da sua composição há outra substância que tem um papel fundamental nisso, que é o malte. Ele traz consigo uma doçura que tem uma responsabilidade na fermentação da bebida e a harmonia da cerveja se dá ao juntar esses ingredientes de forma equilibrada para que a bebida não fique tão doce ou amarga. Quando o objetivo é fazer uma cerveja de amargor equilibrado, o ideal seria aumentar o teor de álcool e amargor juntos.

Portanto se temos, por exemplo, uma cerveja com mais de 100 IBU logo iríamos pensar em algo muito amargo, mas isso nem sempre corresponde à realidade, como vimos acima, isso vai depender do corpo, da carga de maltes e do processo de produção desta cerveja. 

Há diversos casos em que o grau alto de IBU indicado no rótulo é ludibriado pela doçura que o malte traz consigo. Muitas vezes acontece do número de IBU que está no rótulo ser apenas uma jogada de marketing para poder fisgar quem está a procura de um número de IBU baixo ou alto, portanto não se deixe enganar e entenda que não há outro jeito de saber o amargor da cerveja que não seja testando-as. 

Para degustar uma cerveja faça uma análise de alguns fatores e não foque somente no IBU. Analise a coloração, o teor alcoólico e o estilo da cerveja e cruze essas informações com o IBU anunciado. 

Artigos indicados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.