Moringa: Os Poderosos Benefícios 1

Moringa: Os Poderosos Benefícios Dessa ‘Árvore Terapêutica’

Já ouviu falar de uma única espécie de árvore que oferece vitaminas, proteínas e minerais? Tem propriedades que purificam a água, é rica em nutrientes e ainda reforça o nosso sistema imunológico?

Trata-se da Moringa, popularmente conhecida como árvore da vida ou acácia branca. Uma planta medicinal que concentra grande quantidade de vitaminas e minerais: ferro, carotenoides, quercetina, vitamina C, entre outros.

Bastante requisitada para medicamentos fitoterápicos com efeito antioxidante e anti-inflamatório.

Suas características são estudadas há mais de quatro mil anos, sendo há séculos reconhecida por seus princípios medicinais pelos ayurvédicos.

Em homenagem ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, nada mais justo do que falar da importância e preservação da Moringa oleífera.

Vale lembrar que a data foi escolhida por ser próxima ao início da primavera e ainda tem o objetivo de conscientizar a população sobre o respeito e a preservação desse bem fundamental e valioso para a Terra que são as árvores.

No caso da Moringa, especialistas destacam que a planta é conhecida por reunir em suas folhas 17 vezes mais cálcio que o leite e 25 vezes mais ferro do que verduras, como o espinafre.

Além disso, é recomendada como auxiliar no tratamento de diabetes e de algumas doenças respiratórias.

Ajuda na perda de peso, desintoxica o corpo, aumenta os níveis de energia corporal e estimula a defesa do organismo.

São inúmeras as vantagens que ela pode proporcionar ao corpo humano. Mas no Brasil a Moringa ainda não dispõe dos reconhecimentos de que tanto merece.

Neste artigo vamos detalhar as características, propriedades e principais benefícios que esta árvore proporciona, para que você possa consumi-la da forma que achar mais apropriada.

Moringa da Paz

Para trazer o máximo de conhecimento e informação sobre esta planta o Empório Sem Álcool foi ouvir um dos maiores conhecedores desta espécie no Brasil, Alê Olív, fundador presidente da instituição Moringa da Paz, Fundação Movimento Missão Humana e do projeto de franquia fast food à base de Moringa Oleífera Alê Olív Saúde.

“A Moringa é conhecida como uma planta sagrada. Ela tem propriedades riquíssimas, tanto que é possível purificar a água através dela. Você espreme as sementes na água imprópria para consumo. Deixa-as decantar por cerca de quatro horas. As impurezas vão para o fundo do recipiente em que se encontra a água. Em seguida é só coar e ela já pode ser consumida”, explica Alê.

A eficácia deste tipo de tratamento foi comprovada por um estudo publicado pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Na pesquisa foi identificada à utilização da moringa oleífera – nome científico da planta – no tratamento de águas residuárias provenientes de atividades industriais, como laticínios e curtumes.

Além disso, a ONU (Organização das Nações Unidas) e a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) têm apoiado campanhas para o plantio e uso desta espécie, em especial por países com altos índices de subnutrição da população.

Moringa, a árvore da vida

Para que você entenda de onde vem tanto reconhecimento, vamos te contar um pouco da história dessa espécie também chamada como milagrosa, suas características e como ela chegou ao nosso país.

A árvore da Moringa é robusta. Pode alcançar 12 metros de altura e seus ramos e plantas chegarem a 10 metros de comprimento. O curioso é que sua principal riqueza se encontra nas pequenas folhagens e nos frutos.

A espécie é composta pelas folhas, flores e as vagens, de cerca de 40 centímetros de comprimento, que carregam as sementes, ou seja, os frutos.

Aqui no Brasil a Moringa também é conhecida como acácia branca, árvore-rabanete-de-cavalo, moringueiro, cedro ou quiabo-de-quina. Entretanto, o nome científico dela é moringa oleífera.

Ela é uma planta pertencente à família Moringaceae e nativa do Himalaia, em especial no noroeste da Índia. Entretanto, atualmente já é encontrada em outras regiões da Ásia, na África, Américas Central e do Sul. Assim como no Sri Lanka, Malásia e nas Filipinas. Aqui no Brasil chegou na década de 1850, mais especificamente em solo nordestino.

O fundador presidente da Moringa da Paz conheceu os benefícios da planta em 2013 e desde então adotou o uso dela em seu cotidiano e ainda tornou-se o principal embaixador e defensor da espécie no Brasil.

“Ganhei uma semente da Moringa em um evento no qual participei no Ibirapuera, em São Paulo. Depois de uns dias analisando e pesquisando sobre ela percebi que se encaixava perfeitamente nos meus planos pessoais e profissionais”, lembra Alê.

O propósito da Moringa da Paz é ajudar no combate a fome e a desnutrição a partir do consumo deste alimento natural. Para isso, Alê encabeça movimentos, estudos e trabalha para o reconhecimento dos benefícios da Moringa por parte das autoridades brasileiras, como a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Principal benefício é o nutricional

A Moringa Oleífera é composta por 92 nutrientes, 47 antioxidantes, 36 anti-inflamatórios e 19 aminoácidos, alguns deles que não são produzidos pelo corpo humano, mas são essenciais para a saúde.

Estudos acadêmicos recentes indicam que a espécie contém grande concentração de vitamina C, cálcio, ferro e proteínas. É encontrada na Moringa a presença de vitaminas A, B, E; Ômegas 3, 6 e 9; e sais minerais como o cobre, magnésio, manganês, potássio, zinco, selênio e fósforo.

Sabe-se ainda que ela apresenta 27% de proteínas a mais do que a carne, ovos e laticínios. Assim como reúne três vezes mais potássio do que a banana, por exemplo.

“Dentre os inúmeros benefícios da Moringa eu destaco o nutricional. Ela trabalha pelo equilíbrio do corpo humano, repondo os nutrientes que faltam e combatendo o que está em excesso, como a gordura, porque atua contra a obesidade. A Moringa permite que você atinja seu estado de potência”, afirma Alê Olív.

Além de ressaltar os benefícios da moringa da paz em meio ao Dia da Árvore, o Empório Sem Álcool realizou uma parceria com a Moringa da Paz para enviar aos clientes três sementes da Moringa Oleífera.

O objetivo é promover o acesso a essa espécie tão rica e poderosa para que todos possam conhecer, plantar e preservar a Moringa.

Moringa: Os Poderosos Benefícios 3

Artigos indicados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.