Empório Sem Álcool: A Maior Variedade de Bebidas Sem Álcool

Blog


  • 5 dicas práticas para escolher o melhor vinho para o Dia dos Namorados

    Tags: vinhos, dia dos namorados, dicas, bebidas, jantar romântico.
  • 11.06.2019

O friozinho chegou para valer nessa transição de outono para o inverno a criar uma atmosfera ainda mais prazerosa para comemorações especiais.

E nada melhor do que comemorar o Dia dos Namorados com o vinho ideal harmonizado com pratos típicos em um ambiente aconchegante, não é mesmo?

Só que em meio a tantas opções, como escolher o melhor rótulo para surpreender o parceiro? 

Aproveite essas dicas práticas para a escolha do melhor vinho para o Dia dos Namorados e boa comemoração!

 

1. Acerte na escolha do ambiente

Independente do local da comemoração, se será em um restaurante ou em casa, o importante é cuidar de detalhes que fazem toda a diferença para surpreender seu parceiro.

Caso a data foi planejada para ser comemorada em um restaurante, a dica é observar as opções do cardápio e a carta de vinho para melhor combinação do prato com a bebida. O que vale mesmo é apostar em ambientes que de alguma forma representam um pouco mais a história do casal.

Mas não tem problema se o jantar romântico do Dia dos Namorados acontecer em casa. Muitas vezes é a opção mais aconchegante para o casal. Para as comemorações caseiras, a dica mais valiosa é não esquecer das velas, flores e da decoração romântica.

A decisão do cardápio precisa ser feita em função do vinho ideal que combina melhor com a ocasião. Não tem ideia dessa harmonização?  Não tem problema, preparamos essas dicas especiais para você não errar na escolha.

 

2. Conheça as harmonizações básicas

 

Lembra que a escolha do prato e do vinho faz toda a diferença para a data especial?

Mas você não precisa ser um especialista, basta seguir alguns cuidados básicos para não errar na escolha.

Alguns fatores essenciais que interferem negativamente ou positivamente na harmonização são:

  • Tipo do vinho;
  • Tipo da uva;
  • Nível de acidez;
  • Tipo da comida.

 

Tipos de vinhos e suas harmonizações

 

Vinhos tintos

Vinhos mais fortes e encorpados casam muito bem com pratos quentes. E são os queridinhos dessa época do ano com temperaturas mais baixas.

A harmonização ideal dos tintos passa basicamente por essa escolha: pratos com carnes vermelhas e molhos vermelhos. Como são versáteis, os vinhos tintos também apresentam aromas mais jovens e frutados. Assim, é possível harmonizar pratos leves com tintos de sabor mais leve, e picantes com tintos mais potentes.

 

Espumantes

 

Um brinde com taças de bojo mais fino cheias de borbulhas é uma cena típica de comemoração a dois.  E vinhos espumantes, champagnes e frisantes são ótimos para marcarem esses momentos.

Além do brinde, podem acompanhar, por exemplo, as entradinhas (aperitivos, saladas), e sobremesas. Geralmente, os pratos doces oferecem um desafio maior de harmonização por causa da quantidade de açúcar.

 

Vinhos brancos e rosés

 

Se esses rótulos forem escolhidos para a ocasião, aposte no acompanhamento para saladas, aves, peixes, frutos do mar, massas com molho branco, queijos. São vinhos classificados para paladar leve, por isso combinam com pratos igualmente mais leves, sem muito tempero.

 

Vinhos doces e fortificados

Trata-se de ótimos vinhos para ocasiões especiais. Os vinhos doces são produzidos a partir de processos especiais na vinha para retenção de açúcar nas uvas. Já os fortificados têm como característica a aguardente vínica ou outro tipo de destilado que foi incorporado à bebida no processo de produção. Assim como os espumantes, harmonizam melhor com sobremesas.

 

3. Queijos e vinhos

Uma deliciosa noite com queijos e vinhos também é uma dica excelente para comemorar o Dia dos Namorados. O ideal é preparar a mesa de queijos com até 4 ou 6 tipos diferentes. Importante saber que os queijos, assim como os vinhos, também têm categorias: queijos frescos; queijos curados; queijos cremosos; queijos macios; queijos semiduros; queijos duros; e queijos azuis.

Cada categoria de vinho harmoniza com um tipo de queijo. Os curados duros, por exemplo, são melhor apreciados com vinhos tintos estruturados com pouco tanino, brancos, espumantes e rosés encorpados. Já os queijos azuis são ótimas companhias para vinhos doces.

Vinhos brancos, espumantes de médio corpo ou tintos com pouco tanino casam bem com queijos semiduros. Já os queijos frescos harmonizam melhor com vinho branco seco, ou alguns tipos de espumantes.

 

4. Leve em consideração as suas preferências

É verdade que escolher um vinho ideal para o ocasião especial não é uma tarefa simples para quem não possui muita informação técnica.

Mas o principal fator a ser levado em consideração é simples: o seu paladar e a preferência do seu acompanhante. Afinal, não tem sentido escolher o vinho em função do prato se essa combinação não agradar ao próprio paladar, concorda?

O que importa é a melhor experiência. Vale a pena conversar antes e combinar as preferências, tanto do vinho quanto do prato. O conhecimento para fazer a harmonização perfeita virá com a prática. Então, aposte sempre nas escolhas básicas.

Para não errar, basta lembrar que a harmonização ideal depende da combinação entre o tipo do prato e o tipo do vinho. Uma escolha interfere na outra. Seja num resturante ou em casa, vale a pena conhecer esses conceitos básicos para acertar na escolha do vinho ideal para o jantar romântico do Dia dos Namorados.

 

5. Vinho Sem Álcool para momentos especiais

E se você quiser uma forcinha nessa escolha e na decisão do melhor vinho para momentos especiais conte com a equipe especializada do Empório Sem Álcool.

Aqui você encontra diferentes tipos de vinhos para todos os momentos especiais.

E sabe o melhor? Nossos vinhos e espumantes não possuem álcool, são perefeitos para quem deseja brindar os melhores momentos da vida com saúde, leveza e alegria!

 

SIM, QUERO COMEMORAR COM VINHO SEM ÁLCOOL

...

RECEBA OFERTAS

Fale Conosco pelo WhatsApp
Visual e-commerce